Por Rose Gomes
Não. Não se trata de nenhum Lord Britânico do século passado, muito menos deste e sim, de uma banda americana do final dos anos 60 que é
considerada por muitos como a primeira a gravar um disco de heavy metal.
Formada em 1968, no bairro americano do Brooklyn, em Nova York, o Sir Lord Baltimore era composto por Louis Dambra na guitarra, Gary Justin no baixo e John Garner nos vocais e na batera. Foram descobertos por Mike Appel (que seria o futuro manager de Bruce Springsteen) que até então não passava de um empresário iniciante e acabou sendo o responsável pelo nome da banda e pela produção do disco debut dos caras, além da co-autoria de diversas faixas.
No
final da década de 60 o trio iniciou as gravações de “Kingdom Come”, seu bem
sucedido álbum de estreia que contou com a produção do já citado Mike Appel,
além de Jim Cretecos e Eddie Kramer (conhecido por trabalhar com Jimi Hendrix,
Beatles, Stones e muitos outros). Durante
uma temporada os caras se alternaram entre os estúdios Electric
Lady de Nova Iorque e o Vantone Studios
de New Jersey para conceberem o que
viria a ser um dos discos mais valiosos e raros, uma verdadeira preciosidade do
rock setentista.
Com grandes riffs, solos
engenhosos, baixo pesado e bateria nervosa, chegava às lojas no final de 1970
“Kingdom Come”, considerado por muitos como o primeiro álbum de "Heavy
Metal" da história, título que “nasceu” graças a uma resenha feita sobre o álbum por Mike Saunders, crítico musical da
revista americana Creem, que usou pela
primeira vez o termo Heavy Metal para
classificar um estilo de música.
O disco é composto por dez faixas
das quais (na minha humilde opinião), sete são imperdíveis. A harmonia entre o instrumental, em especial a guitarra e a bateria, seja nos riffs vibrantes ou nas
viradas primorosas, se mostram presentes em músicas como as magistrais Master
Heartache e Hard Rain Fallin, esta com uma performance destruidora de Louis
Dambra na guitarra. Não posso deixar de destacar o vocal raivoso e intenso de Garner
que, aliás, se faz presente em todo
álbum. Seja de maneira mais “psicodélica”
como nas faixas Lady of Fire que dá a dimensão do que seria o trabalho de Jimi
Hendrix se fosse mais pesado, (uma das melhores faixas do disco) ou na brilhante Pumped Up, que mostra mais uma vez os dotes
guitarrísticos de Dambra e revela o baixo forte e marcado de Gary Justin.
A faixa-título Kingdom Come
talvez seja a mais “heavy” do disco, o que fica evidenciado tanto no
instrumental - muito mais pesado – e no
vocal, que se torna bem mais “feroz” em relação à outras faixas. As deleitáveis
Hell Hound e Helium Hound mostram mais
uma vez, a grande estrela do disco, o instrumental
muito bem executado.
Kingdom Come é um dos melhores
álbuns da década de 70 e revela o que estaria prestes a acontecer no cenário musical da
época. Infelizmente foi o único disco de expressão que o Sir Lord Baltimore nos
deixou de herança. E vale muito a pena ouvir.
Lado A
- "Master Heartache" – 4:37
- "Hard Rain Fallin'" – 2:56
- "Lady Of Fire" – 2:53
- "Lake Isle Of Innersfree" – 4:03
- "Pumped Up" – 4:07
Lado B
- "Kingdom Come" – 6:35
- "I Got A Woman" – 3:03
- "Hell Hound" – 3:20
- "Helium Head (I Got A Love)" – 4:02
- "Ain't Got Hung On You" – 2:24
Comentários
Postar um comentário