Black Mountain, um Stoner não muito ortodoxo


Por João C. Martins

Alô moçada! Hoje é quinta-feira e dia de... STONER! Na minha, na sua, na nossa Caverna do John.

Notadamente, o gênero musical que abordamos nesta coluna tem sempre bandas agressivas, malvadas, sujas, que é meio um resumo de Stoner, porém como toda regra tem sua exceção, hoje a pauta fica por conta de Black Mountain. Quando digo exceção não é que não seguem o estilo, nem que sejam ruins, muito pelo contrário, trata-se de uma excelente banda, os adjetivos dados no inicio fazem referência a ilustre presença de uma garota, de muito talento chamada Amber Webber que toma conta dos vocais da banda em algumas canções.

Essencialmente, os caras, e a garota, são liderados por Stephen McBean que é um ótimo guitarrista além de ter uma voz bem única.




Eles já contam com três álbuns, um deles sendo o homônimo da banda - que diga-se de passagem um grande clichê - lançado em 2005 que trás a muito boa faixa "Druganaut" que os propagou ao mundo.



Em 2007 mudaram um pouco sua vertente quando lançaram o excepcional "In The Future", onde já era possível identificar uma pegada meio psicodélica, sem deixar a veia stoner de lado, é claro. Nesse ouvimos as ótimas composições como "Stormy High", "Evil Ways" e a que acompanharemos aqui, que é arrebatadora, foi a primeira que ouvi deles e que me conquistou pelo riff demasiadamente atordoante e repetitivo, falo de "Wucan".



O último trabalho que pudemos acompanhar foi em 2010, meu favorito "Wilderness Heart", que mescla bem o stoner com o psicodélico. Exemplos disso são: "Old fangs", "Let spirits ride", a lindíssima "Rollercoaster" e também a que explodiu nas paradas de TV, rádio, Internet que foi "The hair song"



"Old fangs" retrata bem o Stoner dentro deles, é a faixa #2 do disco.



E "Rollercoaster" é uma declaração de amor tremenda, que pra mim detona quando diz "...I
wish I loved you when the going got rough..."



Os canadenses estiveram no Brasil em 2008, porém sem nenhuma pompa e acredito que se vierem hoje não terão fãs no aeroporto, nem fogos na porta de hotel, nem tumulto em avenidas, contudo gostaria muito de vê-los, espero queimar minha língua.

Tchau tchau...



Comentários

  1. Pra mim umas da melhores bandas do mundo de stoner rock, vc percebe varias influencias....essa banda é terrivel!

    ResponderExcluir

Postar um comentário