I'm Your Captain (Closer to home), a obra-prima do Grand Funk Railroad



Para “inaugurar” essa coluna da maneira como ela merece, resolvi falar sobre um som que seguramente não só na minha opinião como na de muitos é uma das mais expressivas canções da história do rock e figura em inúmeras listas de “melhores músicas de todos os tempos”.

Com cerca de dez minutos de duração, esse épico trabalho da banda americana Grand Funk Railroad é considerado um grande clássico do rock setentista. Composta pelo então vocalista Mark Farner, I´m Your Captain (Closer to Home), encerra de maneira brilhante o álbum Closer to Home, de 1970.
Existem diversas interpretações para a canção, e muitos acreditam que se trata da Guerra do Vietnã, afinal, essa foi uma música que ficou bastante popular entre os veteranos do conflito. A letra conta sobre um capitão em sua conturbada viagem de navio, e ressalta o brilhante e sofrido vocal de Farner, que nunca explicou ao certo do que se trata a música, e prefere que os ouvintes usem sua própria imaginação para compreendê-la.
Não posso deixar de evidenciar o magnífico trabalho orquestrado feito em I´m Your Captain, com a significante presença de flauta, violinos e violoncelos, e citar o poderoso e acentuado baixo de Mel Schacher junto com as precisas e marcadas viradas do batera Don Brewer que são sem dúvida os grandes destaques do instrumental.
Em seu ponto alto, próximo ao fim, a música dá uma pequena quebrada e entra numa pegada mais leve, onde mais uma vez o baixo aparece em companhia de um solo simples, porém cheio de melodia. “I'm getting closer to my home” então é a frase repetida por Farner, tomada por uma interpretação majestosa, que beira o saudosismo e a melancolia.

Em 1995 a banda alemã de Power metal Helloween regravou a canção como parte do single Sole Survivor, dando a ela um toque sutilmente pesado e não menos interessante do que sua versão original.



Esse sem dúvida é um dos grandes hinos que marcaram época e estará eternamente no hall das grandes canções do rock. Ouça o vídeo abaixo com o som espetacular do vinil e faça uma boa viagem!



Comentários