Livro ‘Dias de luta’ ganha reedição ao completar dez anos

Dez anos depois o livro ganhará reedição ampliada.


Escrito pelo jornalista Ricardo Alexandre e tendo como título uma canção do grupo paulistano de pós-punk Ira!, o livro "Dias de Luta— O rock e o Brasil dos anos 80”, acaba de ganhar uma edição revisada e ampliada, 10 anos depois de seu debut nas livrarias. 

O livro começa sua narrativa nos anos 1970, com um perfil do Vímana, banda de rock progressivo de onde sairiam três astros do movimento: Ritchie, Lulu Santos e Lobão. O jornalista cita a  MPB no pré-estouro do rock, fala sobre o Rock In Rio, a ascensão e queda do RPM e o fim do ciclo, em 1992. No meio do caminho, visita Barão Vermelho, Kid Abelha, Legião Urbana, Ultraje a Rigor, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii e outros artistas que colaboraram para a formação do mito.

A decisão de preparar uma segunda edição do livro, segundo o autor, se deu quando ele viu exemplares atingirem preços de 150 até 550 reais nos sebos. Agora ele  prepara um livro sobre o rock brasileiro dos anos 1990 — época que acompanhou de perto, como jornalista. Escrito em primeira pessoa, “Cheguei bem a tempo de ver o palco desabar” será uma coletânea das crônicas que ele vai disparar ao longo do ano num blog, e que deve chegar ao papel até outubro, incluindo os melhores comentários dos leitores.

Enquanto isso, no site de “Dias de luta” , entram hoje os primeiros podcasts sobre o livro. "A riqueza cultural dos anos 1980 pode ser reforçada pela internet. Esse é um livro sobre música em que o grande personagem é uma geração", definiu Alexandre.


Fonte: O Globo



Comentários