Pink Floyd - por trás do palco iluminado

O Pink Floyd é uma daquelas bandas que atravessa as barreiras dos anos, gêneros, idades, gostos musicais e tudo mais. Não há um ser humano que ouça Wish You Were Here ou Another Brick in the Wall Pt II. no rádio e não saiba de quem se trata. Porém, como em toda grande banda, em sua discografia há muito mais escondido - e com a mesma qualidade.

Aqui vão 7 canções do Pink Floyd que são tão boas quanto todos os grandes sucessos e que não são tão conhecidas assim no mainstream.


#1 - "Ibiza Bar"

Faz parte do álbum More, trilha sonora do filme homônimo, terceiro disco do Pink Floyd, lançado em junho de 1969.
Ainda com resquícios psicodélicos, mas já com riffs e distorções pesadas como a cena hard rock/heavy metal que viria um ano depois, "Ibiza Bar" é suja, tensa, pesada. Um verdadeiro petardo do quarteto.




#2 - "Fat Old Sun"

Linda composição de David Gilmour gravada no disco Atom Heart Mother (ou "o disco da vaca"), de 1970, tem uma melodia vocal que pode nos remeter tanto a The Beatles como algo do folk que rolava na época. Acústica, mantem um clima intimista durante todos os seus 5 minutos de duração e conta com um dos mais bonitos - e esquecidos - solo do inglês.
Curiosidade sobre a gravação: David tocou quase todos os instrumentos, deixando apenas o teclado nas mãos de Richard Wright; Gilmour gravou o baixo, a guitarra, violão e bateria. Além de cantá-la, é claro.




#3 - "The Gold is in The..."

Outra trilha sonora que o Floyd fez foi para o filme "La Vallée", com o nome de Obscured By Clouds, de 1972, e é nele que consta esta canção que pode ser considerada o grande rock 'n' roll da discografia dos caras. Com solos e riffs keithrichardianos, a canção é empolgante e perfeita para quem curte aquela sonoridade típica de quando o rock ainda tinha o "roll". Vocais comandados por Gilmour que, obviamente, também dá show nos riffs e solos.




#4 - "Sorrow"

O primeiro disco da banda sem Roger Waters foi A Momentary Lapse of Reason (1987) e este disco trouxe o rock progressivo do Floyd aliado a um som mais moderno (estamos falando dos anos 80, ok?) e "Sorrow" reflete bem isso. Com seu melancólico e longo riff (a canção só embala mesmo quase aos 2 minutos) e sua linha de baixo empolgante, figura como uma das minhas canções favoritas do grupo.




#5 - "Not Now John"

The Final Cut (1983) é quase um disco solo de Roger Waters, ele era o "dono" da banda na época, expulsou o tecladista Richard Wright e compôs o álbum quase todo sozinho (mais um álbum conceitual, a exemplo do anterior The Wall). David Gilmour, por exemplo, só canta em uma canção do álbum e é justamente nesta que para mim é a melhor do disco e uma das grandes "pérolas" escondidas na discografia da banda. Com aquele vocal "desesperado" típico e com aqueles solos que parecem que estão te contando uma história, Gilmour se destaca num disco inteiramente composto pelo seu grande rival (na época) Roger Waters.





#6 - "Fearless"

Terceira faixa do disco Meddle, de 1971, "Fearless" é semi-acústica, com um clima (mas de longe) country por vezes e mais um show de interpretação de David Gilmour que lidera o vocal. Destaque também para o tecladista Richard Wright que acertou de mão cheia nos acordes.




#7 - "Let There be More Light"

O segundo álbum do Pink Floyd, A Saucerful of Secrets (1968), traz o início da fusão do Pink Floyd de uma banda psicodélica para uma banda progressiva (há quem defenda que as duas coisas são uma só, mas isto é assunto para outro dia...) e "Let There be More Light" mostra bem isso, a canção que tem os vocais liderados por Waters, Gilmours e Wright, tem um tom meio apoteótico nas suas estrofes e refrões, e termina com um belo e psicodélico solo de guitarra do genial David Gilmour. Uma pérola escondida no último disco do Floyd com participação de Syd Barrett.







Acima: Gilmour e Barrett. Abaixo: Mason, Waters e Wright.







Comentários

  1. Recomendo também essas aqui:

    http://www.youtube.com/watch?v=ntARTRQOpd0

    http://www.youtube.com/watch?v=uhV4me_k8Y8

    http://www.youtube.com/watch?v=QjfXJADhNFE
    (deste último, a Biding My Time, mas recomendo ouvir o álbum também... =D)

    ResponderExcluir

Postar um comentário