Primeira impressão: Mötley Crüe apresenta o Glam Metal


Por Carlos H. Silva

No início dos anos 80, as bandas de heavy metal americanas, por mais que gostassem da new Wave of British Heavy Metal, começaram a mudar o rumo das coisas: visual glam, cabelos armados, roupas de mulher e etc.

Para nós aqui esse tipo de som ficou conhecido como “hard rock”, “hard rock farofa”, “glam metal”, "hair bands", etc, etc. Mas para os americanos era nada mais nada menos do que heavy metal propriamente dito. Era o heavy metal deles. E por mais que eles mesmos tenham sofrido reação a isso (o surgimento do thrash metal, por exemplo), quem somos nós para negarmos a importância dessas bandas para o heavy metal ou ficar debatendo por rótulos.



Hard rock ou heavy metal, uma das principais bandas daquela geração foi o Mötley Crüe, de Los Angeles.

O Mötley foi formado em 1981 e no mesmo ano já lançou seu debut: Too Fast For Love (via Leathür, produzido pela própria banda).

A formação da banda consistia no vocalista Vince Neil, o guitarrista Mick Mars, o baixista Nikki Sixx e o talentoso baterista Tommy Lee.

Ainda longe daquele som festeiro de álbuns como Girls, Girls, Girls (1987) ou Dr. Feelgood (1989), o primeiro disco da banda ainda bebe um pouco na fonte do heavy metal tradicional da época. Live Wire, Come On and Dance (com um riff pesado bem legal) e Take Me to The Top são exemplos disso.

Piece of Your Action é a melhor do disco. Mais um riff pesado, uma boa linha vocal e o melhor solo de guitarra de todo o disco.

A faixa-título já mostra algo mais parecido com o que a banda soaria nos anos seguintes, e Public Enema #1 tem peso, mas ao mesmo tempo um clima pop.

O disco emana aquele climão de rock ‘n’ roll, com atitude, energia e groove.

Tudo isso obviamente compensa a falta de técnica dos músicos na época, principalmente de Vince, que nunca foi um grande cantor, tecnicamente falando.

Too Fast For Love é um disco importante na carreira dos caras não só por ser o debut, mas por mostrar a banda em uma fase pré-fama devido a escândalos ou maquiagens e roupas. Aqui antes de tudo o que se ouviu foi o som da banda.

Junto com isso, é considerado um divisor de águas para o heavy metal americano, pois foi o marco de nascimento de uma geração, a geração daqueles já citados aqui: do glam metal, principalmente do Glam de Los Angeles.

Basta olharmos para a capa (que é uma homenagem ao Sticky Fingers, dos Stones) e notarmos que é quase uma carta de apresentação ao que seria o hard rock americano dos anos 80: couro, pose, e uma certa sensação de desafio.



O álbum sofreu uma regravação menos de um ano após ser lançado. Em agosto de 1982, a Major Elektra assinou com a banda e o disco foi relançado e parcialmente regravado.

Durante os anos 80 até o início dos anos 90, o Mötley Crüe foi uma das maiores bandas do cenário e só saiu de cena (quando falamos em mainstream) com a chegada do grunge nos anos 90. Eles continuam na ativa até hoje, porém como vimos aqui, o vocalista Vince Neil deu pistas sobre o fim das atividades do grupo.


Piece of Your Action, clássico do debut, executada ao vivo nos dias de hoje



Live Wire, abertura de "Too Fast for Love"

Comentários