Conhece o Marion?



Por Rose Gomes




Hoje vou dar uma dica pra galera que assim como eu curte um Britpop maroto. Marion é o nome da banda, que aliás no momento anda meio parada  apesar dos boatos de que estariam trabalhando em um novo álbum e nem sei se eles realmente voltarão, mas é uma banda que gosto muito e quero recomendar pra quem aprecia o gênero.

Formada em 1993 na pequena cidade britânica de Macclesfield pelo  vocalista Jaime Harding e o guitarrista Phil Cunningham (New Order), o Marion traz em seu som uma espécie de mistura mais animada de bandas como Suede, Muse e Radiohead  e uma pitada de Smiths pra completar. Gravaram apenas dois discos além de EPs e um ao vivo e seu primeiro álbum, This World and Body de 1996 foi um verdadeiro sucesso de crítica.

This World and Body vem recheado com um pop rock britânico de qualidade, e traz canções excelentes como Sleep, All for Love (com vocais que me lembram muito Matt Belamy do Muse) Vanessa e Fallen Through. Com um incrível instrumental “limpo”, o destaque fica para a guitarra experiente de Cunningham. É sem dúvida um disco pra se ouvir inteiro, sem pular nenhuma faixa.





Em 1998, em meio a instabilidade da banda (um verdadeiro entra e sai de músicos, entre guitarristas, bateristas e baixistas), os caras gravaram o segundo álbum, The Program, esse já não muito elogiado pela crítica, mas muito bom. Traz a produção de Johnny Marr, ex-guitarrista do Smiths e o mesmo estilo do primeiro trabalho: guitarras e baixo bem trabalhados em sintonia com o belo vocal de Jaime. Traz músicas que facilmente seriam sucesso por aqui, como a pulsante Miyako Hideaway e a incrível Is That So. Ainda destaco nesse álbum a baladinha Comeback, com instrumental delicado e um belo solo. Disquinho pouco inferior ao primeiro, mas de boa qualidade. 




No ano seguinte a banda viria a se separar voltando anos depois, mais precisamente em 2006 e fazendo uma pequena e bem sucedida turnê pela Inglaterra, mas o vício em heroína e crack de Harding acabou estragando o retorno e mais uma vez eles deram um tempo. Desde o fim de 2011, já recuperado, Jaime e sua banda, agora com o guitarrista Anthony Grantham, além de Phil Cunningham (atualmente também no New Order), o baixista Juliano Phillips e o batera Jack Mitchell têm trabalhado em um novo álbum, que virá após 15 anos de hiato e andam se apresentando pela Inglaterra. Fica registrado aqui a expectativa da figura que vos escreve de que eles voltem com um excelente trabalho, e maior divulgação, inclusive em terras brasileiras. 


Comentários