5 álbuns clássicos que estão completando 40 anos



Por Rose Gomes

O site da revista gringa Guitar World listou 50 álbuns clássicos lançados em 1973. De Led Zeppelin a Bob Marley, de Black Sabbath a Marvin Gaye. Álbuns de estreia de diversas bandas que quando lançados – há 40 anos atrás – não podiam imaginar que se tornariam grandes clássicos indispensáveis a qualquer boa coleção. Alguns deles ganharam versões remasterizadas muito tempo depois, nos brindando com faixas-bônus surpreendentes. Gostaria de poder falar sobre cada um deles, mas o tempo e o espaço ficariam limitados, então escolhi apenas cinco pra trocar figurinhas rapidamente com vocês.






Queen – "Queen I"

O álbum de estreia do Queen é de certa maneira desprezado pela própria banda e por muitos de seus fãs, mas é puro tesouro. Para aqueles acostumados com a sonoridade oitentista do grupo o disco pode causar certo estranhamento, mas basta que se ouça cuidadosamente faixa a faixa para que se perceba a rica musicalidade que este trabalho contém.  Traz as excelentes "Keep Yourself Alive" , “Liar” e “Jesus” e conta com os vocais do baterista Roger Taylor que faz um passeio pelo Heavy Metal em  Modern Times Rock'n'Roll", música de sua autoria.






Emerson, Lake & Palmer - "Brain Salad Surgery"

O trio mostra neste álbum técnicas inovadoras como os até então recém-desenvolvidos sintetizadores de bateria que podemos apreciar na faixa instrumental "Toccata”, versão apocalíptica de um concerto para piano de Alberto Ginastera que aprovou com louvor a adaptação. “Esta é maneira que a minha música deve ser tocada"! A capa do álbum foi desenvolvida por H. R. Giger que se inspirou numa figura do filme Allien (que ele mesmo desenhou). A figura causa  até hoje na maioria de seus fãs certo espanto e fascínio e muitos o caracterizam como um exemplo do “surrealismo bio-mecânico”. 

 “Welcome Back my Friends to the Show That Never Ends.”







Yes - "Tales From Topographic Oceans"

Este belíssimo disco conceitual traz a bem sucedida combinação das canções com a  arte de Roger Dean em sua capa transmitindo com exatidão  a proposta do álbum de se buscar o autoconhecimento como meio de alcançar a plenitude espiritual. Nota-se elementos das civilizações maia e nazca, bem como a cultura e o conhecimento deixados por essas civilizações, que podemos conferir na faixa “The Ancient – Giants Under the Sun” – a mais “curta” do disco, com pouco mais de 18 minutos. Boa viagem.





Lynyrd Skynrd - "Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd"

Mais um álbum de estreia, desta vez dos americanos do Lynyrd Skynyrd, que apresentam o Southern Rock ao mundo em algumas das mais conhecidas canções da banda como  “Simple Man” e a lendária “Free Bird”, que fazem deste um disco debut muito bem sucedido.
Em 2001 o disco ganhou uma versão remasterizada com faixas bônus, entre elas, demos originais das músicas do álbum.





Blue Öyster Cult - "Tyranny And Mutation"

Com músicas escritas durante a turnê do primeiro álbum da banda, composto e gravado praticamente na estrada, Tyranny And Mutation vem recheado do mais puro heavy metal, o que fica evidente nas faixas "The Red & The Black" e "Hot Rails To Hell".Este é o primeiro disco da banda com contribuição de Patti Smith, que mais tarde viria a fazer pequenas participações em outros álbuns do BÖC.
28 anos após seu lançamento uma versão remasterizada saiu trazendo 4 faixas-bônus para alegria de seus fãs.
 







Comentários