Jon Oliva: alma do Savatage em ótima estreia solo

Carlos H. Silva

Jon Oliva, a alma do Savatage, finalmente lança seu primeiro álbum solo. Apesar de ter comandado o Savatage e, logo após, o excelente Jon Oliva’s Pain, o americano nunca havia lançado um disco sob o seu nome.

Raise the Curtain tem o selo Oliva de talento e o que ouvimos pelas 11 faixas do lançamento (12 com bônus) é aquele prog rock festivo e teatral que fez fama nas duas bandas já citadas.



A banda que acompanha Jon é formada pelo tecladista John Zahner, o baixista Kevin Rothney, pelo baterista Christopher Kinder e pelos guitarristas Shane French e Matt La Porte.

A pergunta que fica é: se Jon era a mente do Savatage e do Jon Oliva’s Pain, banda que já leva seu nome, o que podemos esperar de diferente em um trabalho solo? Será que não seria mais do mesmo? E a resposta é não.

Embora dê para sacar sim, como já afirmei no início, aquele velho prog rock teatral e festivo de suas outras bandas, Raise the Curtain tem uma cara, um estilo de disco solo. É simplesmente Jon Oliva mostrando todas as suas influências, sem barreiras.

A faixa-título é uma obra e tanto, excelente tema de abertura. Um prog totalmente setentista, quase circense, especialmente com um ótimo som de hammond que, aliás, permeia por todo o álbum.  Didive o posto de melhor com Stalker, com ótimas mudanças de andamento. Father Time tem guitarras soltas, empolgantes, e foi uma a primeira a ser divulgada.


Soul Chaser, talvez a que mais lembre o Savatage antigo, Ten Years, com ótimas sessões de sopro, e The Witch também merecem destaque especial. E Jon, que sempre foi um ótimo compositor de baladas, mostra que está afiado na emocionante Can’t Get Away.

Riffs, solos, batidas, refrãos, fraseados, linhas vocais, tudo em perfeita sincronia. Sem exageros, sem falta e nem sobra. Um disco redondo.


O sentimento que fica após o término é ótimo: dá para imaginar Jon tocando esse play todo ao vivo, sentado atrás de seu teclado; o tempo nem passa, as canções são todas boas e empolgam.

Nota: 8.5

1. Raise The Curtain
2. Soul Chaser
3. Ten Years
4. Father Time
5. I Know
6. Big Brother
7. Armageddon
8. Soldier
9. Stalker
10. The Witch
11. Can’t Get Away
12. The Truth (bonus track)

Comentários