Lista: 16 grandes introduções de bateria no rock/heavy metal - Parte 2

A primeira parte você pode ver clicando aqui.

Por Carlos H. Silva


8# - "Sunday Bloody Sunday" (U2; Larry Mullen Jr.)



Já repararam que algumas dessas grandes canções são faixas de abertura de seus respectivos álbuns? É, produtores são muito espertos... com "Sunday Bloody Sunday" não é diferente no álbum War (1983), do U2. Uma das mais emblemáticas canções da banda tem na batida sincopada do competentíssimo Larry Mullen Jr. uma introdução inesquecível que leva os fãs ao delírio em qualquer show.




#7 - "The Wolf is Loose" (Mastodon; Brann Dailor)

Mastodon é um dos gigantes do metal atual e Brann Dailor um dos monstros da bateria. Uma introdução simplesmente arrasadora em mais uma faixa de abertura:



#6 - "Money for Nothing" (Dire Straits; Terry Williams)

Canção que se encaixa tanto em listas dos melhores riffs quanto das melhores performances de bateria. A faixa foi gravada por Omar Hakin, mas a introdução foi de Terry Williams, o monstruoso baterista daquela fase do Dire Straits:



#5 - "Pictures of Home" (Deep Purple; Ian Paice)

"Pictures of Home" venceu um bom duelo com "Fireball" para ser a representante de Ian Paice por aqui. Eis o motivo:






#4 - "Territory" (Sepultura; Igor Cavalera)




A mistura do heavy metal com o som tribal e percussivo brasileiro começou no Sepultura com Chaos A.D. (1993) e Territory é uma das representantes disso com a clássica introdução criada por Igor Cavalera, então baterista do quarteto:




#3 - "Hot For Teacher" (Van Halen; Alex Van Halen)

Alex Van Halen é um dos bateristas mais injustiçados da história; talvez até porque as pessoas olhem mais para o seu irmão, que tem a fama que merece e o esquecem um pouco. Mas Alex é brilhante e aqui você pode ver um exemplo de como:




#2 - "Painkiller" (Judas Priest; Scott Travis)

Sim, eu sei que você imaginou que essa seria a primeira. É justamente por isso que ela é a segunda, para tirar um poquinho da obviedade. Um clássico absoluto em vários sentidos, de canções clássicas do heavy metal à performances matadoras de bateristas no heavy metal. Com vocês, "Painkiller":




#1 - "Where Eagles Dare" (Iron Maiden; Nicko McBrain)




O lugar de honra máxima da minha lista vai para Nicko McBrain em sua estreia no Iron Maiden. 1983, o Maiden havia despedido o ídolo Clive Burr e Nicko o substitui. E, logo de cara, na faixa de abertura de seu disco de estreia com a banda, o grandão engraçadão já despeja uma das melhores performances de um baterista em uma canção de heavy metal na história - sim, porque assim como em outros casos desta lista, não é só a introdução que é maravilhosa. E sim toda a canção:





Comentários