Philip Anselmo: disco raivoso na estreia solo!

--->>> Frontman do Down e Pantera lança debut na carreira solo

Carlos H. Silva

Phil Anselmo é um dos caras mais ocupados do heavy metal. E já faz um bom tempo. Membro de inúmeros projetos envolvendo diversos estilos de heavy metal – quase sempre ligados às vertentes mais extremas - , o vocalista foi frontman da maior banda de metal dos anos 90, o Pantera, e hoje lidera o seu ex-projeto paralelo, agora banda principal, Down, um conjunto de stoner que cresceu bastante de popularidade desde que Phil decidiu se dedicar integralmente a ele. Apesar das bandas e dos projetos paralelos, Anselmo nunca havia lançado um disco solo. E chegou a hora.

Com toda essa mistura de ter tocado ou tocar stoner, thrash metal, hardcore, Black metal, o que poderíamos esperar de um trabalho solo do vocalista? Apenas algo brutal. Pesado, rápido e brutal.

Produzido pelo próprio Phil e por Michael Thompson, gravado em New Orleans e tendo como banda de apoio os “The Illegals”, formado por Marzi Montazeri na guitarra, Bennet Bartley no baixo e Jose Manuel Gonzales na bateria, Walk Through Exits Only é porrada na orelha e soco na têmpora o tempo todo.



Dando sequência à brutalização apresentada no EP War of the Gargantuas (Split com o Warbeast, em que apresentou duas faixas: Conflict e Family, ‘Friends’ and Associates), Phil põe no mercado um disco extremo, caótico e extremamente viciante.

Da abertura com a curta e psicodélica – “metalmente” falando - Music Media is My Whore (título mais PhilAnselmístico impossível) até o final com Irrelevant Walls and Computer Screens e seus mais de 12 minutos – mas não se engane, nada de progressivo ou trechos longos aqui, depois dos cinco minutos de muito thrash metal, vem mais sete minutos de pura viagem sonora do guitarrista da banda.

Bedridden (cujo vídeo você pode ver aqui no TRMB) é uma paulada de poucos menos de 3 minutos, enquanto a sensacional Bedroom Destroyer traz riffs tanto de thrash quanto de death metal.

Battalion of Zero e Betrayed são duas das melhores do trabalho, embora seja bastante difícil destacar alguma canção aqui, realmente. A sensacional Usurper’s Bastard Rant e a faixa-título completam as canções do álbum.

Um disco tão bom que chega a ser difícil classificar. Se você é fã de Phil, e especialmente fã de Pantera e Superjoint Ritual, com certeza gostará. Para os fãs de Down não é muito indicado, pois Walk Through Exits Only passa longe do stoner, e é muito mais ligado ao hardcore, thrash e death metal - mostrando que Phil anda muito em dia com sua garganta e seus berros tanto mais gritados quanto os mais guturais, sempre sua marca registrada.

Como disse o próprio Phil: “é um álbum com raiva que só eu pude fazer. Não há nenhum jogo de palavras, não há nenhuma mensagem escondida. Está tudo na sua cara. Tá aí, se tem uma palavra para definir este trabalho é: raivoso. Além de grande.


Bela estréia solo, Phil.


Nota: 9.0


  1. Music Media Is My Whore
  2. Battalion of Zero
  3. Betrayed
  4. Usurper Bastard's Rant
  5. Walk Through Exits Only
  6. Bedroom Destroyer
  7. Bedridden
  8. Irrelevant Walls and Computer Screens

Comentários