Supergrass e seu “I Should Coco”: reinventando o Britpop


Por Rose Gomes

Esses dias ouvi um álbum que fez parte da minha adolescência e há anos não ouvia. O que mais me surpreendeu é que continuo com o mesmo pensamento positivo sobre ele, mesmo tendo passado tanto tempo.

Há 18 anos era lançado o disco debut de uma das bandas mais criativas e irreverentes da música britânica, o Supergrass. I Should Coco é um disco animado do início ao fim que reflete o momento positivo pelo qual o britpop passava na década de 90 apesar da guerrinha tola entre os enjoados integrantes do Blur e Oasis. Por aqui a banda teve a oportunidade de tocá-lo em apresentações no Festival Hollywood Rock de 1996, nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.



O álbum traz em suas treze faixas claras influências de bandas como The Kinks, BuzzCocks e The Jam e também do rock britânico de um modo geral nos últimos 20 ou 30 anos, além de contar em suas letras um pouco da vida dos músicos.

I Should Coco abre os trabalhos com a animadíssima “I’d like to Know”, que conta sobre o Coney Road, em Oxford, local onde a banda já viveu. O destaque desta faixa fica com os riffs animados do vocalista e guitarrista esquisitão, Gaz Coombes.

“Caught by The Fuzz” traz introdução semelhante à de God Save the Queen do Sex Pistols e fala sobre a prisão de Coombes por porte de maconha. Segundo o músico o ritmo da música simula a adrenalina de ver sua própria mãe ir ao seu encontro na delegacia.


Um dos grandes destaques do disco fica com “Mansize Rooster”, que traz o baixo ritmado de Mick Quinn e mantém a mesma energia das faixas anteriores. “Allright” o carro chefe do álbum é sem dúvida a música mais conhecida da banda. Já tocou em diversos filmes e até em comerciais e mantém uma melodia alegre e  piano singular. A canção celebra a juventude e o gosto pela maconha, o que pelo nome da banda “Supergrass”, algo como “Super Erva” , já estava evidente.


A banda ainda traz “Lose It” uma faixa um pouco mais pesada com um belo trabalho de Danny Goffey  na batera e brinca em “We´re Not Supposed To” executada em rotação mais rápida.


No mais mantém a mesma pegada “inglesa” como nas faixas “Strange Ones” e “Time” (esta com batida e riff envolvente) e a beatlesística  “Sofa (of My Lethargy)”.




Sem dúvida é um dos discos mais importantes da vertente e um dos melhores da banda que viria a se separar em 2010. Pra quem admira o britpop é um prato cheio.

1. "I'd Like to Know"        
2. "Caught by the Fuzz"  
3. "Mansize Rooster"  
4. "Alright"        
5. "Lose It"       
6. "Lenny"        
7. "Strange Ones"     
8. "Sitting Up Straight"    
9. "She's So Loose"  
10."We're Not Supposed To"    
11."Time"  
12."Sofa (of My Lethargy)"      
13."Time to Go"





Comentários