Blackfield: mais um grande trabalho do projeto de Steven Wilson

Com uma ótima mistura de rock progressivo, rock alternativo, pop rock e até mesmo indie rock, o Blackfield chega ao seu quarto álbum, Blackfield IV – e chega como um dos candidatos a disco mais bem feito do ano.



A banda nada mais é do que um projeto paralelo de Steven Wilson, gênio da atual geração do rock progressivo e líder do Porcupine Tree, junto com Aviv Geffen; os dois dividem os vocais, guitarras e teclados e Wilson produziu o disco. Acompanham a dupla o baixista Seffy Efrati, o baterista Tomer Z e o tecladista Eran Mitelman.

Com o dom incrível para criação de belas melodias que a dupla principal tem, o álbum passeia por climas progressivos e pinkfloydianos como na bela Pills, temas psicodélicos/sessentistas como Kissed by the Devil, rock alternativo em Lost Souls e canções pop bem inspiradas como a linda Sense of Insanity, com um refrão que fica na mente após a primeira ouvida.

XRay é uma balada pronta para tocar em qualquer rádio FM do mundo, enquanto a delicadeza de The Only Fool Is Me exige ouvidos mais atentos.
Sobra espaço até para a música eletrônica na canção After the Rain.


Brett Anderson, do Suede, participa em Firefly, Jonathan Donahue, do Mercury Rev, em The Only Fool Is Me e Vincent Cavanagh, do Anathema, em XRay.


Uma bela mistura de gêneros e influências que ao mesmo tempo soa como um som único. Um disco de tiro curto, a maior canção tem 3m35s, que você escuta três ou quatro vezes seguidas sem nenhum problema. Um trabalho de pop/rock/progressivo de Gente Grande. Com G maiúsculo mesmo.

Steven Wilson é um gênio. E este novo trabalho do Blackfoot é mais um brilhante passo do caminho desse grande músico.

Carlos H. Silva

Nota: 9.0

1. Pills
2. Springtime
3. X-Ray
4. Sense of Insanity
5. Firefly
6. The Only Fool is Me
7. Jupiter
8. Kissed by the Devil
9. Lost Souls
10. Faking
11. After the Rain

Comentários