Toca na Redação: "Four", o clássico do Blues Traveler

O Blues Traveler foi formado em Nova Jersey, no ano de 1987, por John Popper (vocal e gaita), Chan Kinchla (guitarra), Bobby Sheehan (baixo) e Brendan Hill (bateria); sua música é uma incrível variação de rock, southern rock, blues, soul e psicodelia.

Seu primeiro álbum data de 1990, autointitulado, seguido por Travelers and Thieves, de 1991 e Save His Soul, de 1993.

Mas foi com Four, lançado em 13 de setembro de 1994, produzido por Michael Barbiero e Steve Thompson, que a banda estourou para o mundo e lançou seu disco definitivo.



Impulsionado pela gaita/harmônica sempre marcante de Popper e pelas guitarras elétricas e acústicas extremamente marotas, Four é carregado por três grandes hits:

Run-Around é marcada pelo tom leve e descontraído, e conta com um refrão empolgante e enérgico. É o maior hit do disco e o maior clássico da banda. 


The Mountains Win Again, uma linda balada, com uma performance emocionante de Popper, tanto no vocal quanto na harmônica, com participação de Warren Haynes (The Allman Brothers Band e Gov’t Mule):


e Hook, uma semi-balada que é presença certa nos shows da banda até hoje:


Um convidado muito especial no álbum é Chuck Leavell, que já tocou com gente como The Allman Brothers Band, The Rolling Stones, John Mayer, The Black Crows, Eric Clapton e Gov’t Mule, que brilha, e simplesmente arrasa nas canções em que seus teclados aparecem, como na bela Look Around, uma pérola que parece escondida em meio à fama das canções citadas acima.

Brother John mostra toda a técnica dos músicos em um groove calmo e empolgante ao mesmo tempo. Freedom é um hard rock funkeado, com destaque para as guitarras Chan Kinchla, que abusa dos efeitos no belo solo. Crash Burn também tem a pegada funk rock do quarteto e possui um “fritado” solo de harmônica.

Os solos de harmônica, aliás, são característica marcante em qualquer trabalho dos caras, tamanho o talento de John Popper, basta ouvirmos Fallible, que tem uma levada sensacional, música de estrada, ou The Good, The Bad and The Ugly.

John e sua harmônica: quase únicos


Four alcançou a 8° posição na Billboard 200 da época, e de acordo com a RIAA, o disco possui a certificação de 6 álbuns de Platinum (6 milhões de cópias vendidas nos EUA), e Run-Around venceu o Grammy de 1996 na categoria de “melhor performance de rock”.

Durante o ápice, a banda se apresentou no Woddstock ’94, abriu para os Rolling Stones e foi a banda de abertura da temporada de 1995 do Saturday Night Live, famoso programa da TV americana.


Sabemos que vendas e sucesso comercial nem sempre é sinônimo de qualidade, mas Four mereceu todo o sucesso que levou ao Blues Traveler – e a banda continua na ativa e lançando álbuns de qualidade.


Toca na Redação do Carlos H. Silva

Comentários