Manic Street Preachers e a sutileza marcante de Rewind the Film




Depois de três anos de espera o Manic Street Preachers volta com um novo trabalho – Rewind the Film - carregado de uma sonoridade absolutamente grandiosa, assim como  a bela e imponente voz de James Dean Bradfield, presente em todo o trabalho.


 O  décimo-primeiro álbum da banda lançado no último dia 16 traz as participações especiais de Lucy Rose na delicada faixa "This Sullen Welsh Heart", Cate Le Bon  na doce "4 Lonely Roads" e Richard Hawley  em uma das composições mais sublimes da banda, a faixa-título "Rewind the Film", que mescla com suavidade e talento os vocais de Bradfield e Hawley numa saudosa viagem pela mente idosa do País de Gales. 
É uma canção nostálgica, bela e emocionante, do início ao fim. Já "Show Me the Wonder"  traz  melodia animada e bem elaborada, é a faixa mais “hit” do álbum. Foi feita sob inspiração de Elvis Presley.





O disco conta ainda com os destaques "Anthem For A Lost Cause", que tem instrumental calmo e refrão vibrante, desses que causam arrepios ao serem pronunciados, “3 Ways to See Despair” que segundo o baixista Nicky Wire em entrevista à NME fora escrita para Morrissey, “ficamos com medo de mostrar a ele, ele seria a única pessoa da qual não suportaríamos uma rejeição,” e com mais duas faixas que completam o álbum de maneira perfeita: “Manorbier” e “30 Year War”.

“Manorbier” traz a guitarra melodiosa de Bradfield - outro ponto forte do disco – em total harmonia com o baixo de Nicky Wire e a batera precisa de Sean Moore. Uma faixa instrumental que aos poucos vai se tornando de uma vibração forte, intensa e cativante.




O disco fecha com “30 Year War” que de acordo com a banda é uma canção  anti-Margaret Thatcher, composta antes mesmo de sua morte em abril desse ano. “É uma crítica ao ataque feito às classes trabalhadoras”, completou Wire na já citada entrevista à NME. A música tem uma sonoridade mais dançante e nem parece se tratar de uma letra rancorosa, marca registrada do trabalho do Manics, uma banda extremamente transformadora e provocadora.


Os caras definiram o álbum como o amadurecimento de ‘This is my truth tell me yours‘” de 1998, que contém as brilhantes “If You Tolerate This Your Children Will Be Next" e The Everlasting”. Eu como fã declarada acredito que eles continuam no caminho da boa música feita com simplicidade e vigor.


8,5


1.This Sullen Welsh Heart
2.Show Me The Wonder
3.Rewind The Film
4.Builder Of Routines
5. 4 Lonely Roads
6. (I Miss The) Tokyo Skyline
7. Anthem For A Lost Cause
8. As Holy As The Soil (That Buries Your Skin)
9. 3 Ways To See Despair
10. Running Out Of Fantasy
11. Manorbier
12. 30 Year War





Comentários