"Survivor": rock n' roll de festa no debut

--->>> A primeira impressão é a que fica: Survivor - Survivor (1979)

Carlos H. Silva

O Survivor foi uma das grandes bandas da cena AOR Melodic/Hard Rock dos anos 80 (gênero em que bandas de hard rock/progressivo misturavam seu som com a influência do AOR de FM da WestCoast americana) com hits como Eye of the Tiger, Burning Heart ou High on You e álbuns como Vital Signs e Eye of the Tiger.

Mas a estreia em disco dos caras também é digna de nota. Survivor foi lançado em junho de 1979, com Dave Bickler no vocal, Frank Sullivan e Jim Peterik nas guitarras, Dennis Johnson no baixo e Gary Smith na bateria. Os dois últimos, aliás, tem aqui seu único trabalho registrado com a banda. Ron Nevison e Barry Mraz trabalharam na produção.



O disco não foi feito sem dificuldades. Tudo foi supervisionado por John Kalodner, da gravadora Scotti Bros. Primeiro, Ron Nevison substituiu Barry Mraz na produção e aí o projeto acabou nas mãos de Bruce Fairbairn para a mixagem. O processo todo durou oito meses.

Musicalmente, o Survivor já mostra o poder radiofônico que a banda teria nos anos seguintes. Com melodias fortes e riffs certeiros, além dos refrãos memoráveis à primeira ouvida, o debut é cativante do início ao fim.

Somewhere in America foi uma ótima escolha de abertura, pois apesar de lenta, tem melodias de sobra e um clima meio Kiss/festeiro em determinados momentos.  Can’t Getcha Offa my Mind já traz os teclados do AOR. Let It Be Now é uma das mais rockers do trabalho.


Youngblood já antecipava Eye of the Tiger em alguns anos. Com uma introdução apocalíptica e em clima de guerra, é uma das melhores faixas do trabalho junto com As Soon As Love Finds Me.

Um grande destaque é para o vocalista Dave Bickler que sempre foi um daqueles caras que passam mais emoção do que técnica. Sua voz em alguns momentos lembra de longe - eu disse "lembra" - Paul Stanley, o que só ajuda no clima rock 'n' roll de festa do álbum como em 20/20, ou em momentos mais marotos como Freelance.


A antecipação ao clima AOR dos anos 80 do conjunto já se fazia presente também como na canção Whatever It Takes.

Uma canção chamada Rockin’ into the Night foi rejeitada pelo produtor Ron Nevison e então a faixa foi dada ao .38 Special, que a transformou em hit. A versão gravada pelo Survivor só viu a luz do dia em 2004, na coletânea Ultimate Survivor.

A composição Rebel Girl foi gravado cerca de um ano depois deste lançamento e aparece na versão japonesa como sexta faixa. O relançamento de 2010 coloca a canção como faixa bônus.

Embora não tenha emplacado, ficando somente na 169 do Top 200 da Billboard, Survivor já mostrava o poder de riffs e melodias do quinteto comandado por Frankie Sullivan. Não à toa, daqui em diante a banda só cresceu e cresceu.


40 minutos de puro rock ‘n’ roll festeiro.


  • Somewhere in America
  • Can't Getcha Offa My Mind
  • Let It Be Now
  • As Soon As Love Finds Me
  • Youngblood
  • Love Has Got Me
  • Whole Town's Talkin'
  • 20/20
  • Freelance
  • Nothing Can Shake Me (From Your Love)
  • Whatever It Takes
  • Rebel Girl

Comentários