Who are you? Who-who, who-who.


Dando uma fuçada aqui no blog lembrei que temos uma coluna chamada "Toca na Redação!" e que por lá já passou tanta coisa maneira como Sepultura, Blues Traveler, Slipknot e Ed Motta. E então pensei, POXA! Só eu ainda não escrevi... e vendo as regras eu me enquadro nos pré-requisitos.
A minha escolhida é uma que toca na redação em qualquer situação, é minha banda de cabeceira, a que me inspirou a criar meu username no twitter, a banda é... THE WHO!



Apresentando: Roger Daltrey (Vocal), Pete Townshend (Guitarra/vocais), John Entwistle (Baixo/metais/vocais) e Keith Moon (Bateria/vocais).

Simplesmente adoro essa banda, por razões que não são tão óbvias quanto podem parecer, afinal o Who não tem a cara das bandas que estou acostumado a falar na Caverna de John. Trata-se de um clássico e todos nós, independente do rótulo que carregamos, ou até mesmo no que diz respeito aos gêneros que nos estereotipam, temos aquelas bandas que nos inseriram no mundo do verdadeiro Rock e no meu caso o Who foi essa. Já tive a oportunidade, antes mesmo desse blog ser colocado em prática, de falar sobre eles em outro projeto que nosso amigo Carlão tem, e lá eu falei dos álbuns mais aclamados (no meu ponto de vista), os que mais gosto, porque gosto, como conheci e etc., aqui eu vou falar brevemente disso e em seguida soltar o play.




Minha história com o Who, resumidamente, começa assim: Conheci num programa da MTV de clipes, estavam tocando My Generation e o que mais me impressionou foi aquela quebradeira tradiocional que eles faziam, além da musicalidade excelente dos rapazes é claro. John Entwistle é meu baixista favorito de todos os tempos, meu álbum favorito é o Who's Next, minha canção favorita, pode variar, as vezes é Boris the spider outras vezes My Wife em outros casos The real me, e por aí vai, pois sabemos que citar uma única faixa não é tarefa das mais fáceis. Ah! E confesso que meu lado poser ocorreu quando eu só conhecia três canções e já tinha comprado três camisetas dizendo ser fã. Enfim, depois de tudo isso espero poder falar do que está Tocando na Redação! O que irei falar hoje é o estranho The Who by numbers.

É um álbum de 1975 e quando eu disse estranho entenda que eles tinham desde seu segundo disco tentado engrenar com álbuns conceituais e Operas Rock, casos de A quick one, The Who sell out, o excelente Tommy e o não menos magnífico Quadrophenia. E em meio a esses havia um tal chamado Who's Next que dizem ter sido um catado de um monte de canções que deveriam ter sido lançadas em álbuns anteriores mas não tiveram espaço, algumas dessas canções eram SÓ os hits Won't get fooled again, Teenage Wasteland e a mais famosa e a mais odiada (por mim) deles Behind blue eyes¹, além das nem tão famosas como Bargain, My wife e Getting in tune. Voltando ao by numbers, a estranhesa dá-se porque ele não é conceitual, não é uma opera, não é tão bombástico, não é tão nada, pode ser que tenha sido lançado só pra desestressar, embora não tenha perdido em nenhum aspecto aquela cara de Who, que não era por conta de um personagem ou outro, mas sim o quarteto como um todo - com a ressalva que nesse Nick Hopkins tocou piano - o peso dado por John no seu estilo de bass-guitar, a velocidade e insanidade da bateria de Keith, a excentricidade e singularidade de Pete em seus acordes "cataventos" e suas letras e sem esquecer de Roger com sua interpretação sempre inusitada.

¹ Meu ódio pela faixa Behind blue eyes é unicamente porque toda vez que a escuto lembro daquela bela porcaria que o Limp Bizkt fez, mas tenho plena convicção que é uma das mais belas canções já entoadas na história do Rock.

O álbum não tem nenhum single, hit, se quer deva ser fonte de influência para quem quer que seja. O ápice dele é talvez a capa, que inteligentemente desenhada por John, se ligado os pontos forma o desenho deles mesmo.

Aí você vai se questionar "Ué! Mas porque ele está falando desse disco se ele não tem nada de tão impressionante?" e é aí que você se engana. As canções que estão nesse álbum são lindíssimas e ao ouvi-las você as sente conectadas umas as outras como se fossem pontinhos numerados, onde não podemos querer pular para a #3 antes de ouvir a #2 e assim por diante.
Eu particularmente adoro essa banda, adoro esse álbum, tenho uma camiseta dele, tenho ele... realmente eu gosto do Who.
 

Fique com os nomes das canções. E ouça também.

Clique aqui e ouça-o completo

1. Slip kid
2. However much I booze
3. Squeeze box
4. Dreaming from the waist
5. Imagine a man*
6. Success Story*
7. They are all in love*
8. Blue red and grey
9. How many friends
10. In a hand or a face*



*Piano: Nick Hopkins

Até a próxima!


Comentários