Lynyrd Skynyrd: 36 anos do último voo



Por Rose Gomes


20 de outubro de 1977. Uma das maiores tragédias do mundo da música deixava milhares de fãs do Southern Rock  órfãos.  A  banda americana Lynyrd Skynyrd, que se preparava para a promissora turnê do recém-lançado álbum “Street Survivors” tinha como destino naquela noite um show no Lousiana State University, Baton Rouge, Lousiana. Para facilitar as viagens que viriam pela frente decidiram trocar o ônibus por um pequeno avião apelidado de “Free Bird”, um dos maiores sucessos do grupo. A bordo do Convair  estavam 26 pessoas entre músicos, a equipe da banda e tripulantes. Devido a problemas de combustível, (insuficiente para completar a viagem) o avião começou a apresentar problemas, caindo rapidamente em uma floresta pantanosa na região do Mississipi. Morreram o vocalista Ronnie Van Zant, o guitarrista Steve Gaines, sua irmã, a backing vocal Cassie Gaines (segundo relatos do tecladista Billy Powel, um dos sobreviventes, sofreu um grande corte na garganta e agonizou chorando até a morte em seus braços), o roadie manager Dean Kilpatrick, o piloto Walter MacCreary e o co-piloto William Gray.  O baterista Artimus Pyle, um dos sobreviventes do acidente contou como fora os últimos momentos de Van Zant assim que percebeu que o avião estava caindo: “ Ele agarrou um travesseiro de veludo vermelho e me deu um aperto de mão, olhou para mim e sorriu, como apenas ele conseguia sorrir, falando para não me preocupar, com seus olhos castanhos dizendo ‘Bem, é hora de ir, parceiro’. Dois minutos depois ele estava morto com um ferimento na cabeça“.
Dias depois do acidente a viúva do guitarrista Steve Gaines, Teresa, pediu à gravadora MCA a substituição da capa de Street Survivors , onde a banda aparecia envolta em chamas, o que de certa maneira acabou gerando uma triste impressão de presságio. Em alguns dias, as cópias foram recolhidas pela gravadora e substituídas , se tornando uma verdadeira raridade.
Capa escolhida como a “substituta” de Street Survivors.

Muitos anos depois do terrível acidente, em 1991 mais precisamente, os músicos remanescentes  lançaram um disco chamado “Lynyrd Skynyrd 1991”. Nos vocais o irmão de Ronnie, Johnny Van Zant e os guitarras Ed King, Rossington e Randall Hall (ex-The Allen Collins Band).
Hoje em dia os caras estão na ativa provando que sabem fazer um som de excelente qualidade, o que não deixa de ser uma homenagem não só aos músicos que se foram naquele terrível 20 de outubro, mas também aos que se foram depois, como o o baixista Leon Wilkeson, que morreu em 2001, o tecladista Billy Powell  e  o baixista Donald “Ean” Evans, (substituto de Wilkeson) ambos mortos em 2009.
A banda esteve por aqui no festival SWU em 2011 e lançaram em 2012 o álbum “Last Of a Dyin’ Breed”.
Uma grande banda, com uma história nem tão feliz assim, mas que renasceu de maneira brilhante e forte , como o bom rock and roll deve ser.

Postado originalmente em Cadê Meu Whiskey.

Comentários