Oasis: os 18 anos de (What's the Story) Morning Glory?




Por Rose Gomes


Em outubro de 1995 era lançado o segundo álbum da então promissora banda Oasis. “(What's the Story) Morning Glory?” tem uma importância bastante significativa para a música britânica e mundial, visto que está na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame.

O terceiro álbum mais vendido da Inglaterra, (só perdendo para  o Queen e os Beatles) traz um dos maiores hits da banda, a enjoativa Wonderwall, que colocou o grupo definitivamente na história da música. A canção composta por Noel Gallagher para sua namorada teve o título curiosamente alterado de “Wonderful” para Wonderwall, palavra que na verdade nem existe. Tudo fruto da dislexia de Gallagher.

What's the Story Morning Glory conta com a  acelerada   Roll With It, que traz belos solos de Noel, enquanto que Don’t Look Back In Anger, uma das mais belas canções do trabalho traz letra melancólica e batida tipicamente britânica.





Deste disco ainda vale destacar a animada Some Might Say, primeiro single a atingir o topo das paradas do Reino Unido e que conta com riffs bastante dinâmicos, a graciosa Cast No Shadow composta em homenagem a Richard Aschcroft, vocalista da banda The Verve e também Morning Glory, que traz todo um clima de caos e mostra a versatilidade dos músicos à frente de seus instrumentos.



O disco fecha com a que talvez seja uma das mais belas canções da banda e dos anos 90, a já eternizada Champagne Supernova. Com uma singela introdução de águas correntes a música traz um instrumental extremamente delicado que não se torna cansativo em nenhum momento durante seus quase oito minutos. A interpretação de Liam Gallagher com vocais bastante intensos também se destaca.

Um dos grandes discos dos anos 90 e sem dúvida um dos grandes clássicos do britpop.




1. "Hello"           
2. "Roll with It"                
3. "Wonderwall"             
4. "Don't Look Back in Anger"   
5. "Hey Now!"                 
6. "The Swamp Song, Excerpt 1"             
7. "Some Might Say"     
8. "Cast No Shadow"    
9. "She's Electric"           
10. "Morning Glory"      
11. "The Swamp Song, Excerpt 2"           
12. "Champagne Supernova"    





Comentários