Ocean Colour Scene e o britpop de alto nível de Painting





Por Rose Gomes



Os britânicos do Ocean Colour Scene, ou OCS,  formaram sua banda no começo dos anos 90 em Birmingham e pra você ter uma ideia os caras chegaram a desbancar uma das maiores bandas de britpop da época – o Oasis - com dois álbuns, os muito bons Moseley Shoals de 1996 e Marchin' Already de 1997.

Mas hoje vou falar especialmente do álbum mais atual do grupo, o Painting que foi lançado no comecinho deste ano e já é um dos favoritos a marcar presença na minha listinha de melhores de 2013. Pra quem curte o trabalho de bandas como Beatles, Stones e The Who, este disco é um verdadeiro parque de diversões. 

O álbum é marcado por influências sessentistas, como nas ótimas We Don’t Look In The Mirror (tive a impressão de estar ouvindo uma inédita dos Beatles) e Weekend (me remeteu à fase solo de McCartney). 




Em If God Made Everyone - melhor faixa do álbum – fica evidente a lembrança de um The Who mais pesado com os vocais marcados de Simon Fowler e a guitarra cheia de swing de Steve Cradock, enquanto Professor Perplexity traz uma mistura das bandas já citadas com elementos psicodélicos, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. As faixas I Don’t Want To Leave England, Mistaken Identity e The New Torch Song valem a pena ser conferidas.





Esta é uma das minhas recomendações à você que muitas vezes quer ouvir algo de qualidade e que ainda não conhece. Vale a pena dar uma conferida não só neste trabalho, como na discografia dos caras.

     Painting (2013)

  1. We Don't Look In The Mirror
  2. Painting
  3. Goodbye Old Town
  4. Doodle Book
  5. If God Made Everyone
  6. Weekend
  7. Professor Perplexity
  8. George's Tower
  9. I Don't Want To Leave England
  10. The Winning Side
  11. Mistaken Identity
  12. The Union
  13. The New Torch Song
  14. Here Comes The Dawning Day




Comentários