Rush: a excelência ao vivo, Pt. 2

A parte 1 pode ser vista clicando aqui.

Continuando na irrepreensível discografia ao vivo do Rush, chegamos à era dos lançamentos após disco ou turnê especial, completamente o oposto do que ocorreu nas três décadas anteriores, onde a banda lançava um disco ao vivo após quatro de estúdio.


2005 - R30

Comemorando 30 anos do lançamento do primeiro disco, o Rush resolveu fazer uma turnê celebrativa que deu suporte ao disco de covers lançado naquele ano, Feedback (2004), onde gravaram canções de artistas que os influenciaram lá no final dos anos 60, como The Yardbirds, The Who, Cream e Buffalo Springfield. Gravado em Frankfurt, na Alemanha, em 24 de setembro de 2004 (portanto, o primeiro disco ao vivo do Rush 100% gravado em um show só, já que as duas últimas faixas de Rush in Rio não foram gravadas no Rio), R30 é um apanhado das diferentes fases da banda, mas com foco no material dos anos 90, como Roll the Bones, Dreamline, Animate Resist, além de resgatar canções como Xanadu, Mystic Rhythms Between the Wheels. Particularmente é o meu disco ao vivo preferido da banda, principalmente devido à produção, que deixou tudo muito nítido, em especial os bumbos de Neil Peart.


2008 - Snakes & Arrows Live

Gravado em dois shows nos dias 16 e 17 de outubro de 2007 na Holanda, em suporte ao álbum ao disco Snakes & Arrows , a versão "live" registrou o setlist daquela tour que privilegiou o álbum lançado em 2007, tendo nada menos que nove canções presentes. Os caras fizeram mais alguns resgates na carreira: Digital Man, a bela Entre Nous e a sensacional Mission, além de Circumstances. Mas a mais celebrada volta foi mesmo a de A Passage to Bangkok com direito até a Geddy Lee empunhando novamente um baixo Rickenbacker.







2009 - Grace Under Pressure Tour

Este disco foi gravado em 1984 em suporte à turnê de Grace Under Pressure, mas só foi lançado na caixa Rush Replay X 3, em 2009; mais curto que os demais, contem apenas 11 faixas, sendo algumas delas medleys interessantes como YYZ/2112 Vital Signs/Finding My Way/In the Mood. Outros clássicos como Closer to the Heart e The Spirit of Radio também estão registrados aqui.











2011 - Time Machine: Live in Cleveland

Em 2011, o Rush resolveu comemorar 30 anos do álbum Moving Pictures , considerado seu maior clássico e maior sucesso comercial, com uma turnê onde tocaria todo o disco na íntegra - e de brinde apresentariam duas canções inéditas em todo show. Foi nessa turnê que a banda veio ao Brasil pela segunda vez, e este que vos escreve teve o imenso prazer de assistir ao show da Time Machine TourA produção do vídeo foi da Banger Productions, a mesma que cuidou do dvd Beyond the Lighted Stage, o documentário com a história da banda. O set list abrangia toda a carreira da banda, de Working Man (1974) a Far Cry (2007), além das inéditas Caravan BU2B. No meio disso tudo, é claro, Moving Pictures na íntegra, com a banda afiadíssima em clássicos como Tom Sawyer e Limelight, além de The Camera Eye, que não era executada ao vivo desde 1982. O local escolhido para a gravação foi especial: Cleveland, em Ohio (EUA); foi lá que, em 1974, a radialista Donna Halper tocou um som do Rush pela primeira vez nos EUA, era Working Man, e resultou no início do sucesso dos canadenses por lá.



2013 - Clockwork Angels Tour

Em suporte ao bem sucedido disco Clockwork Angels (2012), o Rush partiu para uma turnê mundial - que infelizmente não veio à América do Sul - onde contaram, pela primeira vez, com mais músicos no palco além dos 3 caras da banda: a Clockwork Angels String Ensemble, uma mini orquestra com nove músicos conduzidos pelo maestro David Campbell que participaram em "apenas" 14 das 30 canções executadas no setlist. Obviamente isso foi um "tchan" extra para o som da banda, principalmente em clássicos como Red Sector A, Dreamline e nas novas Carnies The Garden. Os registros foram feitos nos shows de Dallas, San Antonio e Phoenix, no mês de novembro de de 2012.













Comentários