Fúria Metal: uma outra época, uma outra MTV

Por Ronaldo S. Lages           


            No início da década de 1990, a MTV (Music Television), desembocava em 'terrinha brasilis', e com ela, uma diversidade de mudanças tanto na estética televisiva quanto na estética musical de nosso país. Aqueles tempos marcaram a entrada de uma grade de programação jovem bem diferente do usual e jamais visto em nossa TV tupiniquim, acostumada aos exaustivos animadores jurássicos de auditório, todos foram obrigados a repensar seus formatos.

             Naquele ocasião, em sua bagagem de inovações, uma programa direcionado ao público de Heavy Metal nascia, se chamava “Fúria Metal”, a versão nacional do já consagrado “Headbanger Balls” nos E. U.A . Pois bem, naquela década eu adentrava no fascinante mundo do Rock, e como a maioria dos jovens de minha idade o “Fúria Metal” era referência, não existia Youtube, ou esperava o clipe de sua banda preferida ser exibido ou tentava comprar um VHS na Galeria do Rock.


            Quem levou o programa nas costas com grande obstinação foi Gastão Moreira, com isso, se tornaria um ícone do Metal e do Rock pesado na cena brasileira. Entrevistaria ali muitas lendas em primeira mão, entre eles, King Diamond, Bruce Dickinson, Dio, Ozzy, Rage, Helloween, Grave Digger e Dream Theater. Entretanto, não se esquecia das bandas nacionais, passaram por lá, Krisiun, Korzus, Dorsal Atlântica e obviamente Sepultura. E assim foram 8 anos no ar, entretanto, em um dia de domingo,  Gastão Moreira  foi o convidado do noturno programa de Vitão Bonesso, o Backstage, ainda na extinta Brasil 2000 FM de São Paulo. Nessa entrevista, Moreira faria duras críticas à coordenação da emissora que vivia mudando o a atração de horário, em certa ocasião, em um comercial Bonesso aconselharia o apresentador a pegar leve, mas ele seguiu em frente.

            Após a entrevista, Gastão Moreira seria demitido da MTV, embora o próprio tenha dito na época que esse episódio nada tinha a ver a com a tal entrevista, dúvidas pairaram no ar de quem acompanhava o Fúria Metal. Com o ocorrido, a emissora  continuaria com o programa em sua grade, entretanto, sem apresentador e apenas com a exibição de vídeo clipes para finalmente em dois anos ser definitivamente extinto.
          
         A iniciativa precursora da MTV(gostando ou não dela) em fazer pela primeira vez um programa voltado para o público de Rock pesado influenciaria mais terde outras experiência na mesma linha como o Stay Heavy, bem semelhante ao antigo Fúria, apresentado por Cíntia Diniz e Vinicius Neves e mais atualmente o Heavy Lero, também apresentado por Gastão e Bento Araújo.






Ronaldo S. Lages é jornalista, publicitário, filósofo, sociólogo, teólogo, crítico literário, pintor e cambista na Pacaembú nas horas vagas. 

Comentários

  1. ótimo artigo! Riki Rachtman da Mtv USA foi demitido do HBB por criticas duras a produção tb!

    ResponderExcluir

Postar um comentário