Asia mantém a essência com Gravitas


   Gravitas é o nome do décimo quarto álbum do Asia que sai do forno oficialmente amanhã, mas que no mundo virtual já deu as caras faz um tempinho para deleite geral da nação. O novo trabalho da banda traz a estreia do guitarrista Sam Coulson, (que já tocou com Paul Gilbert, entre outros nomes) substituindo brilhantemente Steve Howe, fora do grupo desde janeiro de 2013.

   Em momento algum durante os precisos 59 minutos de duração do álbum (versão deluxe) a exatidão e o talento instrumental deixam dúvida quanto à capacidade extrema dos integrantes; o Asia sempre contou com um time de excelentes músicos e agora não seria diferente.


   A trinca que abre os trabalhos já faz valer o disco inteiro. Valkyrie, o carro chefe e que inicialmente seria o nome do álbum, mostra já de início que o velho Asia está de volta. Os backing vocals singulares junto à bela interpretação de John Wetton deixam isso bem claro logo de início. Gravitas é a faixa mais empolgante. Traz uma introdução calmamente bela que aos poucos vai crescendo e se torna uma grande canção. Destaca o trabalho animal dos músicos, que brilham cada qual com seu instrumento de maneira democrática e embriagante. É o velho Asia de volta! E pra fechar o trio, The Closer I Get To You, uma balada delicada, tocada de maneira simples e com um belíssimo refrão, que na forma deluxe do álbum traz uma versão acústica não tão atraente como a de estúdio.






  
 Nyctophobia e Russian Dolls, junto á I Would Die For You, Joe Di Maggio's Glove e Till We Meet Again são as faixas mais regulares; mantêm o ritmo do álbum mas não trazem grandes novidades, já Heaven Help Me Now  merece ser ouvida com atenção. Vem uma sincronia sublime entre guitarra e violino em sua intro e depois cresce numa explosão entre teclado e batera, além de trazer um solo de guitarra hipnotizante.

   Gravitas é um disco que de início eu demorei um pouco para digerir, mas foi me conquistando a cada audição. Não é o melhor trabalho do Asia, mas é um álbum sutil que mantém a essência da banda  e garante bons momentos de alta qualidade musical. (Por Rose Gomes)


8,5.

Gravitas (2014)

01. Valkyrie

02. Gravitas

03. The Closer I Get

04. Nyctophobia

05. Russian Dolls

06. Heaven Help Me

07. I Would Die For You

08. Joe DiMaggio’s Glove

09. Till We Meet Again


Line-up:

* John Wetton – vocal e baixo
* Carl Palmer – bateria
* Geoff Downes – teclado
* Sam Coulson – guitarra





Comentários