Helloween: United Alive é registro histórico da banda

Carlos H. Silva

Após anunciar a reintegração do vocalista Michael Kiske e do guitarrista e vocalista Kai Hansen em 2017, o Helloween partiu em uma turnê mundial com a banda completa - ninguém da formação do grupo o deixou para a volta dos velhos membros, o Helloween passou a contar com sete integrantes - sendo três guitarristas e dois vocalistas e meio (Kai Hansen canta sozinho apenas um medley no setlist todo); Andi Deris e Michael Kiske comandam o espetáculo vocal. Junto de Kai na guitarra estão o eterno Michael Weikath e Sasha Gerstner, que já está no Helloween há mais de 15 anos. A cozinha é formada por Markus Grosskopf no baixo, membro da formação original, e o baterista Dani Loeble.

O CD/DVD/BLURAY UNITED ALIVE / UNITED ALIVE IN MADRID é o registro histórico que a banda põe no mercado para que seus fãs tenham um souvenir dessa grande turnê. A versão em CD conta com o show em Madrid, na Espanha em 2017, e a versão em DVD alterna canções desse mesmo show em Madrid com outros registros como em São Paulo 2017 e no festival alemão Wacken Open Air, em 2018.



A banda está em uma forma impecável - não é exagero algum qualquer fã afirmar que estão em seu auge técnico. Particularmente não é do meu gosto bandas com mais de um vocalista, tenho a impressão que na maioria dos casos perde-se um pouco da cadência e da coerência da música. Esse era o meu maior medo quando a notícia da nova formação da banda, com os três vocalistas que já passaram por ela, foi confirmada em 2017. Assim que a turnê começou procurei os primeiros vídeos no YouTube e vi que o Helloween juntou seus vocalistas com perfeição e nada soa fora do lugar ou exagerado. E este novo lançamento registra e confirma isso. Kiske e Deris se juntam em determinadas canções e em outras cada um assume a liderança do palco sozinho.

Kiske permaneceu na banda por relativamente pouco tempo; entre 1987 e 1993 lançou com o Helloween quatro álbuns de estúdio, sendo um deles (Chameleon, de 1993) quase completamente esquecível, porém ele foi o vocalista responsável por gravar os dois maiores clássicos do Helloween: Keeper of The Seven Keys I e II, e sendo assim é natural que a maior parte do setlist seja preenchido com canções destes dois álbuns; das 24 faixas registradas, 11 são dos dois Keepers. Em algumas Deris divide os vocais, em outras Kiske brilha sozinho. E o carequinha está provavelmente na melhor fase de sua voz. Eu até tenho, ultimamente, preferido ouvir as versões desses clássicos em  United Alive do que nas versões originais de estúdio.

Da fase Deris o repertório é um pouco mais variado na questão de representação de discos, até mesmo porque o cara é vocalista do Helloween  há 25 anos e já lançou muitos álbuns; aí é que entra o maior erro que cometeram  nessa turnê. Algumas canções como Waiting For the Thunder e Are You Metal? mostram a banda preocupada em passar por toda a discografia incluindo os álbuns mais recentes. Não que isso seja ruim, porém o tom nostálgico da reunião pedia também uma inclusão maior de clássicos dos dois primeiros discos da banda com Andi Deris, Master of The Rings e The Time of The Oath, que são junto com os Keepers os melhores trabalhos dos caras. Canções como Wake Up the Mountain, Where the Rain Grows e Steel Tormentor fariam mais sentido no setlist. Talvez a banda esteja com essas cartas na manga para a próxima turnê.

O registro em DVD/BLURAY é espetacular e as quase três horas de show passam sem que percebamos mesmo com os pequeninos defeitos de setlist. As canções gravadas em São Paulo fazem com que nós brasileiros fiquemos orgulhosos de mais uma vez termos o nosso público reconhecido por uma banda internacional.

United Alive é o maior registro do Helloween, celebrando uma formação histórica da banda e mostrando que os caras estão em uma grande fase. Se a vibração e energia dessa turnê refletir na qualidade do próximo disco de inéditas do grupo, teremos um excelente álbum no próximo ano.

Comentários