Dica de disco: Curved Air – Live at the BBC

Posted by Rose Gomes | Posted in | Posted on 10:09



Conheci o Curved Air há pouco tempo, através do videoclipe da música Phantasmagoria (que você pode conferir abaixo), e fiquei hipnotizada pela voz e interpretação da divônica vocalista, Sonja Kristina. Como sempre acontece quando me apaixono por uma banda, corri atrás da discografia e foi puro deleite. E não é pra menos. A banda britânica foi um dos expoentes do rock progressivo no final da década de 60 e mistura elementos do psicodélico e folk rock num som totalmente experimental e o resultado se traduz numa pura viagem comandada pelo vocal encantador de Sonja. Não é a toa que  muito marmanjo babava – e ainda baba – por ela.



O Curved foi formado em 1969 e passou por diversas formações, somente Sonja sobreviveu a todas elas e vale ressaltar que grandes músicos passaram pela banda, tais como o tecladista e violinista Eddie Jobson (Roxy Music, Frank Zappa e Jethro Tull) e o batera Stewart Copeland (The Police).  São quase 15 discos entre registros de estúdio, compilações e live álbuns, e escolhi justamente um trabalho ao vivo pra indicar neste post, o Live at the BBC, lançado em 1995.


Live at the BBC

O mais interessante deste disco é que ele  traz uma compilação das melhores músicas da banda em versões ao vivo que aconteceram nos anos de 1970, 1971 e 1976 e reúne diversas formações, ou seja: num único disco você pode encontrar um belo resumo praticamente completo do que o grupo fez e o que é melhor, ao vivo! Afinal, somente ouvindo os caras em cima do palco é que podemos avaliar se tudo aquilo que se ouve nos discos de estúdio é real, né não?


Live at the BBC traz  13 faixas muito bem escolhidas e já abre com a belíssima Vivaldi, muito bem trabalhada instrumentalmente, misturando elementos da música clássica com a potência do rock e a psicodelia da época, seguida das quebradas da experimental Propositions, enquanto It Happened Today destaca o belo dueto entre o violino e a guitarra, num dos momentos mais sublimes do álbum.



Young Mother in Style é pura viagem. Traz o violinista Darryl Way também nos vocais e apresenta umas passagens muito loucas numa guitarra que mais parece berrar junto ao violino. Doidera pura!

A melodiosa e harmônica Stretch (minha preferida), Stark Naked (violino choroso, wah-wah, belo solo de guita  e baixo fabuloso),  Midnight Wire e The Fool são as outras boas obras-primas que você encontra neste disco que sem dúvida traz a guitarra e o violino como grandes destaques. 

Pra quem conhece vale a pena ouvir novamente, pra quem nunca ouviu falar, fica a dica: corra atrás deste play que você não irá se arrepender e muito provavelmente sairá correndo – como eu – atrás da discografia da banda.
(Por Rose Gomes)








Live at the BBC

1. "Vivaldi"
2. "Propositions"
3. "It Happened Today"
4. “Young Mother In Style"
5. "Situations"
6."Blind Man"
7."Thinking On The Floor"
8."Stretch"
9."Stark Naked"
10."Woman On A One Night Stand"
11."Midnight Wire"
12."Hot 'N' Bothered"
13. "The Fool"



Line-up deste álbum:

Sonja Kristina – vocal
Robert Martin – baixo (faixas 1 a 3)
Ian Eyre – baixo (faixas 4 a 8)
Tony Reeves – baixo (faixas 9 a  13)
Florian Pilkington-Miksa – batera (faixas 1 a 8)
Stewart Copeland – batera (faixas 9 a 13)
Darryl Way – violino e vocal
Mick Jacques – guitarra (faixas 9 a  13)
Francis Monkman – guitarra, teclado (faixas 1 a 8)



Comments (0)

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...