8 capas de discos "gêmeas"

Desde de que o mundo é mundo é natural que algumas coisas se pareçam; músicas se pareçam, pessoas se pareçam, objetos se pareçam, e por que não, capas de discos se pareçam. Em alguns casos não se trata só de uma casualidade ou homenagem e sim, de puro plágio, o que muitas vezes pode valer até um processo maroto nas costas. Mas quem liga né não? Afinal, na arte nada se cria, tudo se copia! Então dá uma conferida  em algumas capas de discos que são “irmãs-gêmeas” e divirta-se com tanta “coincidência”.

#1. U2 – “No Line on the Horizon” (2009) e Taylor Deupree – “Specification. Fifteen” (2006) >> O músico americano Taylor Deupree acusou a banda irlandesa de plagiar a capa de seu álbum ‘Specification. Fifteen’ lançado em 2006. A imagem de um horizonte  feita  pelo fotógrafo japonês Hiroshi Sugimoto  faz parte de ambas as capas. Na época do lançamento do disco do U2, Deupree publicou sobre isso em seu blog. “O próximo CD do U2, ‘No Line On The Horizon’, é quase uma cópia do meu CD com Richard Chartie.” No entanto o músico disse que não valeria a pena processar a banda.“No fim, todos sabemos quem ganha”, alfinetou.




#2. Van Halen – “A Different Kind Of Truth” (2012)  e  The Commodores – “Movin ‘On” (1975) >> O álbum do Van Halen que marcou a volta de David Lee Roth à banda depois de 28 anos causou certo reboliço assim que foi lançado. Muitos perceberam a semelhança com a capa de “Movin ‘On”, disco da banda de soul The Commodores e tem que diga que se trata do mesmo desenho do trem. 

#3. Earth, Wind & Fire – “All N’ All” (1977) e Iron Maiden – “Powerslave” (1984) >> O quinto álbum de estúdio do Iron Maiden traz em sua capa uma referência faraônica ao mascote “Faraó-Deus-Eddie-Horus” e fica evidente uma certa influência do álbum do Earth, Wind & Fire, “All N’ All”, de 1977. Foi como se o ilustrador Derek Riggs fizesse uma versão “metal” para a capa do disco da banda de Soul e R&B.

#4.The Rockin’ Berries – “In Town” (1965) e The Who – “My Generation” – (1966) >> O grupo inglês The Rockin’ Berries  teve algum sucesso em seu país na década de 60 fazendo um som mais voltado ao pop. Um de seus discos, “In Town” de 65, traz a capa muito parecida com a de outra banda inglesa da mesma época, o  notório The Who, com o álbum “My Generation” de 1966.



#5. Depeche Mode – “New Life” (1981) e Black Sabbath – “Born Again” (1983) >> Esta é talvez uma das mais conhecidas histórias de “capas gêmeas” e certamente você já deve ter ouvido falar. Se não, vou resumir rapidamente: A capa do Sabbath foi criada por Steve Joule que costumava trabalhar com Ozzy (que já não estava mais na banda). Joule se inspirou na capa de uma revista chamada Mind Alive de 1968, que trazia um bebê. O ilustrador então fez uma fotocópia da imagem e transformou o bebê em um diabo com dentes, unhas e chifres. Tudo feito na má vontade porque Steve Joule não queria se indispor com Osbourne, mas no final das contas Tony Iommi e Geezer Butler adoraram a “arte”…  A capa do Depeche Mode também foi inspirada na mesma revista.



#6. Subway Suck – “Little Red Album” (1979) e Grand Funk Railroad – “Grand Funk” (1969)>> A banda norueguesa Subway Suck deu ares tremendamente parecidos ao Grand Funk na capa do disco “Little Red Album” de 79. Vale lembrar que a semelhança fica apenas na capa.


#7. Genesis – “Genesis Live: The Way We Walk Volume Two: The Longs” (1993) e  Supertramp – “Brother Where You Bound” (1985) >> Olhando de relance até dá pra confundir. A ideia inicial de ambas as capas é bem parecido. A imagem e o jogo das cores dá uma certa confundida nos mais desavisados.

#8. John Lennon & Yoko Ono –  “Sometime in New York City” (1972) e  Jethro Tull – “Thick as a Brick” – (1972) >>  Existem várias capas que retratam jornais, mas entre estes dois álbuns a semelhança é ainda maior.



Postado originalmente em Cadê Meu Whiskey?

Comentários