Pesquisa revela que fãs de Heavy Metal e Música Clássica tem personalidades parecidas

Qual a diferença entre um sujeito de terno chegando ao Carnegie Hall para ouvir um Concerto de Música Clássica e um roqueiro usando uma camiseta surrada do Mayhem com jeans gastos? Nada, aparentemente. Um estudo feito por cientistas da Universidade Heriot-Watt em Edinburgo mostrou que os headbangers (ou metaleiros, se você preferir) e os fãs de música clássica são pessoas muito similares, de acordo com a entrevista do The Guardian.

O estudo consistiu em pesquisa feita com 36.000 mil pessoas de 6 países diferentes sobre a música que eles ouvem para chegar a uma conclusão. O chefe da pesquisa explica:

“O público em geral criou um certo estereótipo do fã de heavy metal como sendo suicida, depressivo ou um perigo para a sociedade em geral”, explica Adrian North, o professor que liderou o estudo. “Mas eles são uns tipos delicados”.

Fãs de heavy metal, bem como os fãs de Música Clássica, tendem a ser criativos, gentis e felizes consigo mesmo. “Nós achamos que a resposta é que os dois gêneros, a Música Clássica e o Heavy Metal, tem algo de espiritual – são bastante dramáticas”, completou North.

O Redator do site MetalInjection, Greg Kennelty, deu sua opinião:

“Particularmente acredito que isso faz todo o sentido. Fãs de Música Clássica são bastante conhecedores do estilo que ouvem, assim como os fãs de metal são extremamente conhecedores do gênero, sobre o que eles estão ouvindo, quem compôs, quando foi gravado, e etc. Acredito que os fãs de Música Clássica tenham um status maior, sejam vistos como mais ‘sofisticados’, porque a Música Clássica tem uma história de séculos, enquanto no heavy metal temos cerca de 45 anos de gênero.”


Texto original aqui.  



Comentários