Top 5 Eric Clapton



O britânico Eric Patrick Clapton escreveu de vez (e muito bem escrito, diga-se de passagem), seu nome no hall dos melhores músicos de todos os tempos. Compositor, cantor e guitarrista, desempenha magistralmente estas três funções, destacando-se de maneira singular à frente da guitarra, instrumento que muito bem usado pelo rapaz lhe rendeu o apelido de “Deus”, como era conhecido pelos jovens ingleses que pixavam os muros de Londres com a expressão "Clapton is God". Passou por bandas de grande expressão como o Yardbirds, o importante power trio Cream e Blind Faith, e mais tarde dedicou-se ao projeto Derek and the Dominos. São mais de 50 anos de carreira dos quais procurei destacar 5 canções que representam um pouco desta brilhante trajetória.

Bad Love – Presente no  disco Journeyman de 1989, esta sonzera de primeira conta com a honrosa participação de Phil Collins na batera. O destaque fica por conta do simples, porém simpático riff e do belo solo de Mr. Clapton!



I Can't Stand It – Lançado como primeiro single do álbum de 1981 intitulado Another Ticket, I Can't Stand It, que traz melodia agradável e instrumental habilidoso, tornou-se hit em pouquíssimo tempo.



Forever Man – Em 1985 Clapton lançou o álbum Behind the Sun,  que contém entre outros grandes tracks a faixa Forever Man, misto de um swing muito bem feito com engenhosos solos de guitarra.


It's In The Way That You Use It – August, o décimo trabalho da carreira solo de Clapton  nos brinda com uma de suas melhores canções: It's In The Way That You Use It, um som pra lá de oitentista, que mais uma vez trouxe a magistral participação de Phil Collins não só à frente da batera, como nos backing vocals.




I Ain't Gonna Stand for It – A última (e única canção que não é dos anos 80) da lista é  I Ain't Gonna Stand for It, cover do grande Steve Wonder, presente no álbum Reptile, de 2001. Canção carismática e executada com maestria.


                           






Comentários